reportagem especial

Vida sobre os pedais

Pâmela Rubin Matge


Foto: Renan Mattos (Diário)

Pablo Alberto Lucatelli Farias, 33 anos, é um entusiasta da vida. Acredita que combinação de otimismo e disciplina como passaporte para a liberdade: de sonhos a grandes projetos. A justificativa, talvez, esteja na própria trajetória de estar em constante movimento para manter o equilíbrio. Não é trocadilho, é fato. Lucatelli é ciclista profissional.

Foi na pequena Crissiumal, cidade do noroeste do Estado, que deu as primeiras pedaladas. À época, mentiu que sabia andar de bicicleta para poder ser sair de uma oficina empurrando o veículo herdado de um irmão. Saiu andando sozinho, caiu e levantou. Incentivado pelo irmão mais velho - Erlú, também ciclista, que morreu em uma acidente de carro em 2010, em Santa Catarina, - ingressou em competições a partir de 1995 e nunca mais parou. Acumula títulos estaduais e nacionais. Em 2007, fez parte da seleção nacional de mountain bike nas mais importantes disputas da categoria, no Pan-Americano da Patagônia, na Argentina, e, por anos, somou pontos para que o país tivesse vaga na Olimpíada.

- Uso a bicicleta como esporte, lazer, para levar meu filho de 1 ano e 9 meses na escolinha. Eu uso todo aprendizado em competições, eventos e trabalhando com a potencialização humana por meio da superação. O ciclismo representa saúde, boas amizades e contato com a natureza. É a minha vida.

Formado em Administração pela Unisul, atualmente trabalha com coach na Lucatelli Soluções. Acredita na força dos pedais. Chegou em Santa Maria no ano 2000. Depois de um período, mudou-se para Florianópolis para se dedicar ao esporte e, desde 2011, retornou para a cidade onde fomenta a prática e a cultura do ciclismo, que cresce a cada dia no Coração do Rio Grande.

Nos últimos dias, Lucatelli topou guiar a reportagem do Diário em um passeio na região. Ele, outras pessoas e entidades relatam, nesta reportagem especial  a importância da bicicleta na vida da cidade, a estrutura (ou a falta) que o município oferece, os riscos, os prazeres e algumas dicas para quem pedala ou quer desafiar-se à nova experiência.

ESTA REPORTAGEM FAZ PARTE DO ESPECIAL SOBRE CICLISMO EM SANTA MARIA. CLIQUE AQUI E ACESSE O MENU PRINCIPAL 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rodovias da cidade têm sido um perigo constante aos ciclistas Anterior

Rodovias da cidade têm sido um perigo constante aos ciclistas

Município carece de projetos para novas ciclovias Próximo

Município carece de projetos para novas ciclovias

Geral